Como funciona o grupo?


Como funciona o grupo?

Nosso grupo é completamente gratuito, e oferece reuniões quinzenais, aos sábados de 10:00 da manhã as 12:00 (às vezes até as 13:00 horas) para discutir temas relativos à gestação, parto, pós-parto, amamentação e cuidados com o bebê, fornecendo informações para que as famílias possam fazer escolhas informadas, e não embasadas em mitos e crendices.

Nossas reuniões acontecem em Nova Iguaçu e em Duque de Caxias em espaços cedidos gratuitamente para realização dos encontros.


Apoiamos e divulgamos o conceito de Parto Ativo, ou em um âmbito maior, a Maternidade Ativa, como um reflexo das escolhas de parto nas outras fases da vida da família, como amamentação e criação dos filhos.

Apoiamos também o aleitamento materno exclusivo até os 6 meses e complementar até os 2 anos ou mais.


Nossas reuniões sempre tem um tema, que serve como orientação para o debate, mas a verdadeira dinâmica quem faz são os participantes com suas dúvidas ou colocações.

Como são as reuniões? 





Geralmente começamos nossos encontros com uma grande rodada de apresentação. Cada um fala seu nome, qual sua situação (grávida, mãe, pai, acompanhante, estudante, profissional...), como chegou ao grupo e qualquer outra colocação pontual que deseje fazer neste momento.

Depois das apresentações, geralmente abordamos o tema, através de fotos, material didático e/ou vídeos, além de muitos debates!

Ao final do encontro sempre batemos uma foto para ajudar a divulgar o grupo na Internet.


Foto final do Encontro - Duque de Caxias 

Foto final do Encontro - Nova Iguaçu 

O que é o Colo? 

Eventualmente, quando temos gestantes chegando à fase final da gestação, fazemos uma despedida da barriga, que pode envolver um momento de relaxamento e carinho das outras participantes para a futura mamãe ou pintura de barriga, podendo ser feitas as duas coisas também, à critério da família. É uma forma de nos despedirmos desta mulher ainda grávida, para esperá-la algum tempo depois já com o bebê nos braços e uma bonita estória pra contar.


Colo da Monique - À espera da Valentina 



Colo da Monique - À espera da Valentina 

Quem pode participar dos encontros?

Mães, Grávidas, Bebês, Tentantes, Profissionais 


Monique e Valentina - aquelas do Colo  



Marina - Bebê Ishtar 

Nosso grupo não é só para a gestante, mas para toda a família! Podem participar o casal, a mãe, a sogra, a tia, a madrinha, o amigo, a amiga, o avô, os filhos menores...
Estudantes, profissionais, pessoas interessadas no assunto também são bem vindos!

Quem é responsável pelos encontros?

Geralmente temos facilitadoras do encontro, que geralmente são as coordenadoras do grupo - Paula Inara, Rebeca Bricio, Ana Cristina e Pítia Villar. Em casos de imprevistos e impossibilidade das coordenadoras, amigos queridos também podem ajudar nesta atividade.

Eventualmente temos convidados que podem falar de um tema específico, como exercícios na gestação ou amamentação, mas sempre teremos um facilitador, que orienta as discussões e conduz as fases da reunião.

Como faço contato com o grupo?

Através do nosso e-mail: ishtar.baixada@gmail.com ou através dos telefones das coordenadoras ali no canto à direita (via whatsapp também).

Dúvidas frequentes 

1 - O Ishtar atende parto ou faz pré-natal? 
Não! Apenas oferecemos um espaço para troca de informações atualizadas sobre gestação/parto/amamentação.

2 - O Ishtar indica médicos, enfermeiros ou Doulas para que eu tenha um parto humanizado? 

Não. O Ishtar não tem nenhum vínculo com nenhuma equipe de atendimento ao parto, seja hospitalar ou domiciliar. Entretanto, fomentamos a troca de informações entre as participantes e abrimos espaços para relatos de experiências. Reforçamos que a Doula é uma escolha íntima e individual da mulher.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário. Ele é importante para nós