A História do Ishtar

A História do Ishtar

O Ishtar - Espaço para Gestantes iniciou suas atividades em 29 de setembro de 2007, com a união de três amigas em torno de um mesmo ideal. As suas próprias experiências de maternidade foram pivô dessa união. Cada uma vivenciou a gestação, parto e maternidade de uma forma diferente, de acordo com seus conhecimentos e instintos, mas uma coisa foi comum às três: a vontade de parir e criar seus filhos de uma forma respeitosa, humanizada. Ao perceberem que esse desejo é bastante comum e crescente - apesar de difícil de concretizar na realidade brasileira atual - decidiram criar um grupo de apoio à gestação e ao parto ativo, na zona sul da Recife/PE.



Foto: As fundadoras do Ishtar - Thayssa Rocha, Ana Katz e Ana Lúcia Toledo em Recife (Março/2008)


Nosso grupo não possui nenhuma conotação religiosa, e seu nome foi escolhido por simbolizar a natureza feminina, pois Ishtar era o nome pelo qual os acádios e, posteriormente, os assírio-babilônicos chamavam a deusa suméria Inanna, personificação do planeta Vênus. Era a deusa do amor, da fertilidade e da guerra.

A logomarca do Ishtar foi construída por Patrícia Merlin e significa uma lua cheia (o círculo), uma placenta (árvore da vida) e as três fundadoras do primeiro Ishtar (bolinhas laranjas espaçadas em triângulo).

No Espaço Ishtar as famílias gestantes podem se preparar emocionalmente e com muitas informações para o parto e pós-parto, bem como trocar experiências sobre amamentação e cuidado de filhos, e assim terem a oportunidade de tomar decisões mais conscientes e verdadeiramente protagonizar os seus partos e sua maternidade.

Com a mudança de Thayssa para Belém (em março de 2008), aconteceu o encontro com Andréia Mártyres, psicóloga, mãe e uma pessoa muito sensível, que viabilizou o início da nossa empreitada do Ishtar-Belém, afinal, também já tínhamos mulheres da cidade entrando em contato para saberem mais, trocarem informações e se prepararem para este processo de maneira natural.


Foto: Thayssa e Andréia, fundadoras do Ishtar-Belém (Maio/2008)



Com o passar do tempo, o grupo cresceu e fomos acolhidos pela Academia Companhia Athletica, que nos cede o espaço gratuitamente para realização quinzenal das reuniões.


Foto: Thayssa e Akiko, primeira responsável pelo programa Gestante da Academia CIA Athletica



Durante dois anos, além da fundadora Thayssa o grupo também foi coordenado por Júlia Morim e Michele Oliveira, que entraram na criação deste filho com muito amor e competência, que conta também com a colaboração incansável de Edna Abreu, Horácio Bastos, Luzia Ribeiro, Amanda Ceres, Ana Paula Gaia, Cristielle e tantos outros amigos, que seria injusto continuar a citação.


Foto: Amanda, Horácio, Julia, Luzia, Thayssa / Michele, Thayssa / Ana Paula (em cima)
Michele com Clarice, Rany e Edna, Julia, Cristielle e Thayssa / no canto inferior direito, a foto do 3o. aniversário do Ishtar-Belém!



Após o retorno de Júlia Morim à Recife, juntou-se a Thayssa e Michele, a querida Sabrina, que coordenava o Ishtar Brasília e em regresso à Belém passou a fazer parte do time de coordenação e facilitação do Ishtar-Belém.
Atualmente o grupo conta com a coordenação de Thayssa, Sabrina,Danielle e Lia.


Foto: Sabrina (de preto no meio da foto) coordena reunião do grupo


E assim, junto com as mais de 300 famílias que já passaram por nós, colecionamos vitórias, dificuldades, parceiros, amigos e grandes comadres, que vestem a camisa e abraçam a causa, como deve ser: uma causa feminina. Familiar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário. Ele é importante para nós